domingo, 26 de janeiro de 2014


Ponto de situação? Estou a sentir-me bem, acho que a minha pele da cara, apesar de estar um pouco seca do frio está a desintoxicar e com melhor aspecto, isto a nível físico, do que fui capaz de reparar de imediato. Mais diferenças? Tenho notado necessidade de ingerir mais líquidos apesar de estarmos em pleno inverno, mas acho que já descobri o porquê. Como tenho receio de ficar em falta com algum nutriente, tento comer obrigatoriamente o mais variado possível, e como é tudo mais à base de legumes no prato, e estes são rápidamente utilizados no estômago para abastecerem os órgãos com energia, depois de duas horas de um prato principal cheio, já sinto fome de novo e o corpo pede reforço, e então ando a ingerir mais líquidos nesses períodos de uma refeição grande à próxima, entre os petiscanços de fruta e pão entre outros.
O maior desafio de todos, encontra-se da porta de casa para fora. Chegar ao refeitório do trabalho ou a um restaurante, tasca, café, watever, e ver que maior parte de tudo o que é vendido contem carne, ou farinha branca.. não é pêra doce escolher! Pois bem, temos bom remédio, levar de casa :).
Reacções de pessoas próximas foram do mais variadas que se possa imaginar. "Não sei se isso é boa ideia, que te levou a decidires isso?", "Se achas que é para teu bem de saúde porque não?", "Ai também devia fazer algo do género, mas acho que não sou capaz" e por aí fora.
Tenho ainda a acrescentar que esta semana não mexi uma palha em termos de exercício físico, daí eu também estar convicta que por enquanto está a correr bem.. Esperemos para ver quando começar de novo a correr, aí tenho a certeza que a ginástica irá ser maior e a situação tende a complicar, e vou ter que recorrer a maior dose de ingestão de proteína vegetal, porque sei que o corpo irá pedir.

Tirei algumas fotos, não de tudo, porque muitas vezes comi fora de casa ou andei a petiscar e não valia a fotografia, daí apenas alguns pratos feitos em casa. Et voilá :D!











Continue reading

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014





Olá mais uma vez, vim apenas para avisar que criei uma página no Facebook para este blogue, onde podem encontrar mais novidades e partilhas de imagens e comentários, visto que o perfil anterior não era próprio para o efeito. Espero que gostem e talvez nos encontremos por lá ;)

Hey guys, I just want to comunicate that I´ve created a Facebook page for this blog, since previously I had a profile that was not the correct thing for the porpuse I wanted it to be. There you will find images and updates regarding the blog and a lot more, I hope you´ll gonna like it and perhaps we see us there ;)

Deixo-vos aqui o link:
You can find the link is below:




Continue reading

 Achei por bem abordar este assunto porque também sou curiosa quanto à relação dos meus amigos e     conhecidos com a comida e também por considerar importante haver troca de conhecimento neste aspecto tão importante das nossas vidas. Importante talvez também será mencionar que estou prestes a ter uma mudança significativa nos meus hábitos alimentares.

Desde que me lembre a minha relação com a comida foi muito de altos e baixos, desde que me recordo, sempre fui séptica com a mesma, tanto a nível de sabor como com reacções alérgicas que tinha com os alimentos. Novinha ainda de idade manifestei intolerância a determinados alimentos como por exemplo (pepino e morangos) que felizmente foram passando à medida que o tempo passava.



Mais tarde já não havia intolerância à comida, mas não era muito certa quanto aos tempos de ingestão de alimentos, e para além de consumir muito comida pré- preparada (entre outros Fast Food) e muitas guloseimas e açúcar, entre os meus 14 e sensivelmente 24 anos, fui tendo sintomas físicos a nível da pele cada vez mais graves em termos de Neurodermites. Começou sobretudo na área da cara, depois passou para a parte posterior das orelhas e couro cabeludo, e entretanto já tive mais zonas afectadas que vou controlando bem. Podia entrar mais a fundo neste assunto mas não é para já a minha intenção.
Posso dizer que já corri vários dermatologistas em Portugal e no estrangeiro e a cura era sempre temporária e os remédios só controlava as crises. Mais em frente abordarei este assunto e a minha opinião pessoal acerca do mesmo.
Esta doença tem uma imensidão de teorias que se começasse a divagar nunca mais sairia daqui, deixo só exemplos dos mais comuns (stress, hereditariedade, falta de higiene, e alimentação).
Alguns destes factores não são possíveis influenciar como é óbvio, mas no que toca a alimentação e higiene e stress, são propostas de melhoria válidas à medida que nos vamos informando adequadamente.
Mas abordaremos hoje apenas a comida.
Voltando à intolerância alimentar, há cerca de 6-7 meses ando a explorar o que me faz ter crises e não reduzindo determinados alimentos da minha dieta.
Comecei com leite animal, depois anulei o açúcar branco e no final do ano também a farinha branca em parte e notei depois de alguns meses melhorias significativas.
Este é o oitavo dia que me encontro em casa devido a uma intoxicação alimentar que obviamente me puxou ainda mais para me sentar e reflectir e também escrever sobre a questão da importância da alimentação.
Nunca tinha pensado em virar vegetariana, mas tendo investigado mais sobre o assunto e considerando todos os pontos benéficos para a saúde que tem e para controlar de uma vez por todas as crises, vou experimentar um mês anular só (para já) a carne da alimentação e vou propor a mim própria o desafio de explorar o máximo de receitas cujas irei partilhar convosco.
E lanço igualmente o desafio a interessados caso queiram de igual forma experimentar :)

De momento os meus pequenos almoços e jantar de ontem têm tido este aspecto:




Um livro que ando a utilizar para aprender algumas coisas relativamente à diversidade e quantidade de elementos na alimentação vegetariana é este:


O livro podem encontrar à venda aqui caso vos interesse, ou então experimentem ver na biblioteca mais próxima:

http://www.wook.pt/ficha/o-livro-essencial-da-cozinha-vegetariana/a/id/12235192




Continue reading

sábado, 18 de janeiro de 2014






Olá gente boa, finalmente fim-de-semana e finalmente tempo para por ordem neste desorganização em casa.
Arrumar a casa para mim é igual a um reset ao pc e melhor ainda quando feito em roupa que nunca ninguem me viu vestida, que acho extremamente confortável mas que me punha num papel no mínimo constrangedor em olhos de outrem :) . Pouco a pouco apago ficheiros danificados e ponho em ordem as coisinhas que me causam problemas no arranque..
Hoje o que me manteve um pouco com os cabelos de pé foi este tempo... maravilhosamente húmido que me valeu uma molha da cabeça aos pés quando fui levar os cães à rua. 
Isto aqui não há como se decidir, ou chove ou faz sol please? 

Tenho ali uma gruta cheia de roupa no armário que precisa de ser organizado, mas mesmo deslizando as portas para não ver, tenho a sensação que me persegue. Principalmente ataca-me de manha quando tenho de decidir o que afinal vou vestir.. Aí é como se fulana do "The Ring" espreitasse do poço e me gritasse na cara: " N. estas à espera de quê para arrumar isso? Eu só volto para o fundo do posso quando a tua consciência não pesar mais e se fizer ordem aqui.." Pois bem, trágico, mas existe remédio. Por mãos à broa pouco a pouco.. 

Vou dedicar-me a isso agora mesmo! e deixo-vos os meus filhos aqui para vos fazerem companhia enquanto me ausento ;)

Bom fim-de-semana para vós *chuack
Continue reading

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014


Queremos acreditar que já passaram quase dois anos desde a última vez que me sentei à frente do PC, com o propósito de partilhar um pouco de alegria com o cosmo cybernautico?
Observando em restroespectiva passou a voar..
 Porque tive ausente?
Dediquei-me ao mundo profissional, meti os estudos em dia, vivi um terbulhão de emoções e sentimentos maus e bons,
vi a minha vida por um fio, reajustei prioridades,
andei de casa as costas três vezes, dei a luz dois caes,
aprendi umas valentes lições de vida no que toca ao amor.
Depois da volta na montanha russa voltei a encontrar-me algures entre céu e mar (a viver numa casa perto da praia coisa que sempre tinha sido um sonho), com plena noçao de quem sou, aceitando a pessoa em que me tornei + o especial attachment de interessantes defeitos inclusivé tendo perfeita consciencia da Naba que ha em mim ;)
Estou grata por tudo o que tenho e alcancei,
Encontrei paz em mim e nao sinto tanta angústia.
Comprometi-me comigo mesma, de fazer o que estiver ao meu alcance de escutar mais o meu 'eu', as minhas vontades e necessidades que contribuam para que me sinta bem como estou.
E nisso incluo este blog que criei como playground para as minhas ideias já à imenso tempo.
Obrigada mae, Tania e (L) por reforcarem o bixinho que voltou a despertar em mim :) 
Partilho hoje uma nota que escrevi ontem a mim mesma e que isto sirva de inspiração para concretizarem o que sintam vontade de fazer.
Viver os nossos sonhos certamente enriquecera bem mais a nossa experiencia humana do que apenas sonhar.
Muita luz :)


Continue reading