(Foto: Adriana Lima)
O rosto é o nosso cartão de visita mais evidente, mostra se somos saudáveis (embora a maquilhagem possa fazer alguns milagres) e se somos cuidadosos com a manutenção e a conservação do mesmo.
Um dos aspectos que talvez mais destaque tem no visual da cara são os pelos localizados, nem sempre considerados bonitos como é o caso do buço feminino, mas já no que toca os homens pode fazer toda a diferença.
Hoje em particular gostaria de dar mais atenção às sobrancelhas.
Estas por norma também podem modificar a sua estética, ao longo das décadas, ora são usadas mais finas ou mais grossas, não deixam apesar de tudo de ter uma estrutura específica para cada forma do rosto, que será intemporal.
O importante é uniformizar o aspecto dos olhos e dar um acabamento mais limpo e bonito ao rosto inteiro.
Com os seguintes passos poderão ter uma melhor noção no que toca à avaliação do tipo de sobrancelha que têm e como trabalhá-la de modo a potencializar melhor o vosso rosto.
Formas de sobrancelhas que existem mais comuns:
Formas de sobrancelhas para cada forma de rosto:
Agora feita a análise prévia e terem seleccionado a qual a forma que melhor se adequa ao vosso rosto, podem passar à prática.
Existem inúmeras técnicas possíveis de depilar as sobrancelhas, a linha, a cera e a pinça entre outras.
É aconselhável experimentarem todas as possíveis para poderem escolher o método que mais vos agrada.
No entanto, as bases são sempre as mesmas.
Quatro passos essenciais para a forma ficar perfeitinha:
Passo 1:
Tracem uma linha imaginária vertical a partir da narina correspondente a cada olho e onde a mesma tocar na sobrancelha, será o início da mesma. Podem usar um lápis para facilitar . Esta por norma é sempre a zona mais grossa de toda a sobrancelha.
Passo 2:
Imaginem novamente uma segunda linha que volte tocar na narina, como no passo anterior, e deixem-na passar pelo interior da Íris. É importante que estejam a olhar em frente para obter o segundo ponto interior o mais exacto possível. Onde essa linha tocar na sobrancelha, é onde será o limite do segundo terço da sobrancelha. Ela deverá começar a subir desde o ponto inicial até aqui.
Passo 3:
O último ponto da sobrancelha obtêm através da última linha imaginária.
Iniciam mais uma vez na narina, mas desta vez, deixem-na passar pelo canto exterior do olho porque será este o ponto onde a vossa sobrancelha deverá terminar.
Ela começa a descer do ponto interior do ponto anterior e termina aqui.
Agora têm uma estrutura na qual se poderão basear para começar a retirar os pelos.
É importante que não retirem os pelos superiores da sobrancelha porque vos deforma a vossa expressão natural do rosto, retirem sempre apenas os pelos inferiores.
Materiais e produtos
Cera é um método comum utilizado, mas na minha opinião o menos preciso.
Pode retirar pelos em excesso para quem não está habituado a este meio. Convém ser feito por profissionais.
A depilação a linha também é possível executar em casa mas considero difícil, é preciso muita prática para conseguir moldar como queremos, já tentei e de facto resulta, mas mesmo aqui é preferível alguém tocar que tenha muita prática senão demoram horas.. :).
Na minha opinião a pinça é muito mais eficaz e prática para retirar os pelos indesejados no nosso lar.
Podem trabalhar áreas ou apenas retirar um ou outro pelo localizado. Tem a desvantagem de ser um pouco mais demorado que a cera, mas se o resultado for bom é sempre preferível.
Em seguida pentêm os pelos mais longos com um pente ou escova pequena própria para cima da sobrancelha, todas os pelos que excederem o limite superior dos pelos têm de ser aparados para
que o desenho fique perfeito. Podem usar uma pequena tesoura.
Retoques
Quando terminarem de retirar o excesso de pelos e notarem que a sobrancelha está com a forma ideal, mas tem umas falhas de pelo em determinadas partes, têm duas opções de corrigi-las.
A primeira opção será a utilização de um lápis do vosso tom de pelo, próprio para as retocar, que poder ser retirado com desmaquilhante.
Podem também experimentar um método do qual li à pouco tempo, que é o retoque com Henna em pó.
Dura duas a três semanas e aplica-se um pouco da pasta pré-misturada com um pincel nas áreas destinadas e deixa-se actuar durante um período de tempo e funciona como um corante natural da pele.
É um processo bastante vulgar em determinadas culturas para a prática de pinturas corporais, idênticas às tatuagens.
Pode obter-se Henna em mercearias orientais em Lisboa, na zona do Martim Moniz, mas acrescento que a paleta de cores é bastante limitada.
Alerto para o cuidado necessário a manusear porque o pó, actua em tudo onde possa chegar, portanto não se esqueçam de proteger toda a zona da sobrancelha e pele envolvente que não deverá ficar com cor.
É importante aplicar pequenas quantidades de cada vez, com um cotonete ou pincel, senão podem ter desagradáveis surpresas!!
Ah! Cada pacotinho custa uns 15 €s mas dá para uma eternidade e existem também tubos, já com as misturas feitas, mas o pó é o mais comum.
Espero que vos tenha tirado algumas das vossas dúvidas e que tenham aprendido algo que desconheciam!!
:D
Bacci, Ni