O que são e para que servem?
São produtos químicos utilizados em cosméticos e têm a função de conservar e eliminar micro-organismos. Podem ser encontrados em cremes, shampôs, condicionadores e afins.
São prejudiciais à saúde?
Enquanto não houverem estudos científicos que comprovem a 100% que sim, ficaremos sempre na dúvida.. Houve uma análise clínica que causou polémica à uns anos atrás onde médicos constataram a
presença de parabenos em tumores de cancro mamários.. mas como eram em pequenas quantidades os estudos ficaram inconclusivos relativamente a poderem ter sido os parabenos a causa do cancro.
Independetemente disso, sendo pessoas minimamente espertas e sabendo que só podemos ter contacto com parabenos exteriormente ao nosso corpo dá que pensar que a pele absorveu os parabenos e eles conseguiram instalar-se no organismo, a menos que alguém beba shampô ou coma cremes ao lanche, coisa que duvido muito.. mas como a pasta de dentes também leva.. especulações!
Como sei que descrições nos rótulos dos produtos correspondem a parabenos?
Ora esta foi difícil de responder..mas.. andei a pesquisar e consegui recolher alguns termos daqueles que normalmente vêm nos rótulos na parte dos ingredientes que se diz serem nocivos à saúde:
- solvente
- fenol
- fenil
- mercurio ( na etiqueta diz: tosaliciato ou etilmercurio)
- aluminio
- padimate-O ( presente em protectores solares)
- ácido p-aminobenzoico
- tolveno
- bronopol
- DEA (dietanolamina)
- TEA (trietanolamina)
- MEA (monoetanolamina)
- glicol propílico
- parabenos
- sodium lauryl sulfate
- phthlates
- dietilhexiloftalato (DEHP)
- dibutilftalato
Usar ou não usar??
Na minha opinião.. Cada um sabe do seu historial clínico melhor do que outra pessoa, e acima de tudo
tem de haver uma preocupação e uma forma de analisar crítica da vossa parte, como é que a vossa pele reage a determinados produtos, têm de se questionar se forem muito agressivos e causarem irritações a que componente específica são mais sensíveis e moderar a utilização desses mesmos cosméticos ou até deixar de usar. O importante é conseguirem comparar o que alguns produtos têm e fazem e outros que possam fazer exactamente o mesmo, mas de forma menos agressiva. É óbvio que se as alterações forem graves e perturbarem a vossa vida regular aconselho vivamente irem a um médico e exporem a situação. Por vezes certas alterações da epiderme nada têm a ver com o exterior mas sim com hormonas ou mesmo casos de doenças crónicas. Mas se os produtos naturais produzirem em mim
o mesmo efeito que um que tem aditivos químicos tem, prefiro os produtos biológicos, principalmente por ter a pele muito sensível, apesar de evitar à medida que seja possível, não excluo tudo..